21/04/2024

PREFEITURA DE MAUÉS INTENSIFICA AÇÕES DE SAÚDE E VACINAÇÃO NA ÁREA URBANA E RURAL

A Prefeitura de Maués, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, adotou medidas para reforçar a prevenção ao sarampo e outras doenças no município. “Na sede do município, a vacinação é rotina em todos os postos. Na Zona Rural, equipes da Secretaria de Saúde estão percorrendo as comunidades de casa em casa e vacinando as pessoas contra o sarampo e outras doenças”, afirma o prefeito, Júnior Leite.

Diversas comunidades rurais são alvos de ações. A maior delas foi realizada na ultima quinta-feira (12), aconteceu na comunidade Bom Jesus do Canela, no rio Apocuitaua, onde uma equipe composta de quatro enfermeiros e dois médicos e dois técnicos atenderam mais de mil pessoas com vacinação em geral contra HPV (40), meningite (20), febre amarela (20), hepatite B (30), gripe (50), difteria (20) e poliomielite (114). Também aplicaram doses de tríplice (81) e tetra viral (20), que previnem sarampo, rubéola, caxumba e varicela; e pentavalente (23), que evita a infecção por difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas por Haemóphilus influenzae tipo B, como meningite e outras infecções bacterianas graves tipo a pneumonia.

“É muito importante que as equipes de saúde venham às nossas comunidades e vacinem todas as famílias, principalmente as crianças. Fico muito feliz que eles tenham vindo até aqui, pois só vamos uma vez por mês até a cidade”, relata o comunitário, Josimar Vieira Tavares.

A moradora da comunidade, Maria Alcilene Bentes, levou os filhos para se vacinarem e aproveitou a oportunidade para se imunizar também. “Vi que é importante para os meus filhos. Trouxe todos e vim também, porque é muito importante para a nossa saúde”, afirmou.

Também foram realizados testes rápidos de HIV e sífilis, distribuição de repelente para grávidas, aferição de pressão, 500 avaliações e 190 atualizações do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Prevenção contra o sarampo

Maués tem aproximadamente 63 mil habitantes, toda a população de 12 meses a 49 anos, 11 meses e 29 dias deve procurar um dos postos de vacinação. As pessoas de 12 meses até 29 anos, tomam duas doses da vacina, os demais tomam apenas uma dose da tríplice viral.

O município conta com seis postos de vacinação: UBS Jorge Brito, no bairro Donga Michiles; UBS Santa Teresa, no bairro de mesmo nome; UBS Sérgio Leite, no bairro Santa Luzia; UBS Irmã Verônica, no bairro Mário Fonseca; UBS Cecília de Oliveira, no bairro Ramalho Júnior; e UBS Araci Mafra, no Centro.

A convocação realizada nos perfis da Prefeitura de Maués nas redes sociais e rádio, tem feito aumentar a procura pela vacinação dia após dia. “As pessoas estão bem informadas e conscientes sobre a situação do sarampo na capital Manaus, isso levou a uma grande procura pela vacinação. Todos os dias, centenas de pessoas procuram as UBSs em busca de imunização”, revela o responsável pela coordenação da divisão de imunização, enfermeiro Jean Sá. “Na sede do município também temos técnicos de saúde indo de porta em porta vacinando a população”, completa.

Há muito tempo Maués não registra casos de sarampo. A situação dos casos registrados em Manaus é acompanhada com atenção por autoridades de saúde em todo o Amazonas. De acordo com Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, desde março até o último dia 10 de julho, a cidade tem 317 casos confirmados de sarampo, 2.225 em investigação e uma morte registrada. A capital está sob decreto de emergência em razão da epidemia da doença.

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *